Aula 01- Imperialismo, Neocolonialismo e teorias raciais (05/05) Analisar criticamente as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potências para interferir nas várias regiões do planeta (sistemas modernos de colonização, imperialismo, conflitos atuais); Relacionar o princípio de respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural, nas análises de fatos e processos histórico-sociais.
Aula 02- Imperialismo na África e Ásia e seus desdobramentos (07/05) Analisar criticamente as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potências para interferir nas várias regiões do planeta (sistemas modernos de colonização, imperialismo, conflitos atuais); Relacionar o princípio de respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural, nas análises de fatos e processos histórico-sociais.
Aula 03- Imperialismo: A partilha da África (08/05) Analisar criticamente as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potências para interferir nas várias regiões do planeta (sistemas modernos de colonização, imperialismo, conflitos atuais); Relacionar o princípio de respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural, nas análises de fatos e processos histórico-sociais.
Aula 04- Imperialismo? O discurso racista no Brasil (11/05) Analisar criticamente as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potências para interferir nas várias regiões do planeta (sistemas modernos de colonização, imperialismo, conflitos atuais).
Aula 05- Primeira Guerra Mundial: antecedentes (18/05) Estabelecer relações entre a mecanização das Guerras, a desumanização do inimigo e o papel da pesquisa científica para elevar a eficácia distribuidora das guerras tecnológicas.
Aula 06- Primeira Guerra Mundial: Antecedentes (08/06) Estabelecer relações entre a mecanização das Guerras, a desumanização do inimigo e o papel da pesquisa científica para elevar a eficácia distribuidora das guerras tecnológicas.
Aula 07- A revolução russa de 1917 (22/06) Interpretar realidades histórico-sociais a partir de conhecimentos sobre a economia e as práticas sociais e culturais.
Aula 08- A Crise de 1929 (29/06) Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço.
Aula 09- Ascensão dos regimes totalitários: o fascismo na Itália (06/07) Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais.
Aula 10- Ascensão dos regimes totalitários: O nazismo na Alemanha (15/07) Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais.
Aula 11- A guerra civil espanhola 1936-39 (22/07) Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais.
Aula 12- A segunda guerra mundial: Parte I (29/07) Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais.
Aula 13- A segunda guerra mundial: Parte II (05/08) Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais.
Aula 14- A era Vargas: 1935-1945 (12/08) Identificar os processos históricos de formação das instituições sociais e políticas regulamentadoras da sociedade brasileira.
Aula 15- Guerra Fria (1945-1960) (02/09) Reconhecer, a partir de textos de natureza diversa, principais características do período da Guerra Fria.
Aula 16 - República e democracia no Brasil - 1945-1964 (09/09) Identificar as principais características do estado brasileiro em diferentes períodos da República; analisar a composição da rede urbana brasileira (GEO); reconhecer os principais movimentos rurais e Urbanos de contestação aos sistemas político-econômicos ao longo da história.
Aula 17 - Movimentos sociais e políticos no Brasil 1950/1960 (16/09) Reconhecer os principais movimentos rurais e Urbanos de contestação aos sistemas político-econômicos ao longo da história.
Aula 18 - Ditaduras cívico-militares na América Latina - Parte 01 (23/09) Estabelecer as relações entre guerra fria e os golpes militares na América Latina; Caracterizar os governos militares instalados no Brasil a partir de 1964 considerando especialmente a supressão das liberdades e a repressão à oposição.
Aula 19 - Ditaduras cívico-militares na América Latina - Parte 02 (30/09) Estabelecer as relações entre guerra fria e os golpes militares na América Latina; Caracterizar os governos militares instalados no Brasil a partir de 1964 considerando especialmente a supressão das liberdades e a repressão à oposição.
Aula 20 - República no Brasil: uma retrospectiva (07/10) Identificar as principais características do estado brasileiro em diferentes períodos da República; Estabelecer as relações entre guerra fria e os golpes militares na América Latina.
Aula 21 - A Revolução Russa de 1917 (14/10) Interpretar realidades histórico-sociais a partir de conhecimentos sobre a economia e as práticas sociais e culturais.
Aula 22 - O fim da URSS: 1922-1991 (21/10) Reconhecer, a partir de textos de natureza diversa, as principais características do período da Guerra Fria.
Aula 23 - África: Um novo olhar sobre o continente (28/10) Reconhecer alternativas de intervenção em conflitos sociais e crises institucionais que respeitem os valores humanos e a diversidade sociocultural; (Geografia) extrair informações relevantes de mapas temáticos para identificar a subdivisão da África em dois grandes conjuntos de países: parcialmente industrializados e de Economia tradicional.
Aula 24 - A Primeira Guerra Mundial: 1914-1918 (04/11) Identificar os significados históricos das relações de poder entre as nações e suas decorrências nos conflitos armados.
Aula 25 - Totalitarismos e guerra civil Espanhola (11/11) Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais.
Aula 26 - O período Vargas (18/11) Identificar os processos históricos de formação das instituições sociais e políticas regulamentadoras da sociedade brasileira.
Aula 27 - Guerra Fria (1945-1991) (25/11) Reconhecer, a partir de textos de natureza diversa, as principais características do período da Guerra Fria.
Aula 28 - República no Brasil (1945-1964) (02/12) Identificar as principais características do estado brasileiro em diferentes períodos da República.
Aula 29 - República no Brasil: O Regime Militar (09/12) Identificar as principais características do estado brasileiro em diferentes períodos da República.
Aula 30 - Democracia e cidadania na República Brasileira (1960 - 1980) (16/12) Caracterizar as lutas sociais em defesa da Cidadania e da Democracia, em diferentes momentos históricos.