Aula 01 -Processos históricos da primeira república (27/04) (EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.
Aula 02 - Brasil: O Governo de Deodoro da Fonseca (28/04) (EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil. (EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.
Aula 03 -Implantação da República no Brasil (04/05) (EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil. (EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.
Aula 04 -Implantação da República no Brasil (06/05) (EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil. (EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.
Aula 05 -Urbanização e modernização (06/05) (EF09HI05) Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
Aula 06 -Urbanização e modernização - Parte II (13/05) (EF09HI05) Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
Aula 07 - Era Vargas (1930-1954) parte 01 (20/05) (EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954
Aula 08-Primeira República: Revoltas sociais e econômicas (22/05) (EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
Aula 09-Crise da república velha (27/05) (EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954; (EF09HI05) Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
Aula 10-Era Vargas (1930-1954) parte 02 (10/06) (EF09HI06) Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (Nacional, Regional, cidade, comunidade).
Aula 11-As trincheiras e a primeira guerra mundial (17/06) (EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais, os conflitos vivenciados na Europa e as relações de poder entre as nações.
Aula 12-A revolução russa e o contexto da primeira guerra mundial (24/06) (EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais, os conflitos vivenciados na Europa e as relações de poder entre as nações.
Aula 13-A crise financeira de 1929 e seus efeitos na economia mundial (26/06) (EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais, os conflitos vivenciados na Europa e as relações de poder entre as nações.
Aula 14-A segunda guerra mundial e a carta dos direitos humanos (01/07) (EF09HI13) Descrever e contextualizar os processos de emergência do fascismo e do nazismo, à consolidação dos Estados totalitários, suas concepções e as práticas de extermínio, como o holocausto; (EF09HI16) Relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos Direitos Humanos e defesa da dignidade humana, valorizando As instituições voltadas para defesa desses direitos e para a identificação dos agentes responsáveis por sua violação.
Aula 15-A indústria automotiva e o governo de Juscelino Kubitschek (08/07) (EF09HI17) Identificar e analisar processos sociais, econômicos culturais e políticos do Brasil a partir de 1946.
Aula 16-O mundo em conflitos: Imperialismos e concorrência comercial (15/07) (EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais, os conflitos vivenciados na Europa e as relações de poder entre as nações.
Aula 17-A primeira guerra mundial e a revolução russa (17/07) (EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais, os conflitos vivenciados na Europa e as relações de poder entre as nações.
Aula 18-A crise financeira de 1929 e seus efeitos para a economia mundial (22/07) (EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais, os conflitos vivenciados na Europa e as relações de poder entre as nações.
Aula 19-A segunda guerra mundial e a carta dos direitos humanos (29/07) (EF09HI13) Descrever e contextualizar os processos de emergência do fascismo e do nazismo, à consolidação dos Estados totalitários, suas concepções e as práticas de extermínio, como o holocausto; (EF09HI16) Relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos Direitos Humanos e defesa da dignidade humana, valorizando As instituições voltadas para defesa desses direitos e para a identificação dos agentes responsáveis por sua violação.
Aula 20-Ditadura / resistência contra violação dos Direitos Humanos: Parte II (05/08) (EF09HI19) Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas a memória e a justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.
Aula 21-A ditadura, processos de resistência e violação dos Direitos Humanos (07/08) (EF09HI19) Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas a memória e a justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.
Aula 22-Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização (12/08) (EF09HI21) Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.
Aula 23-Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização (19/08) (EF09HI22) Discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período ditatorial até a Constituição de 1988.
Aula 24- Modernização, ditadura civil-militar na década de 1960 e 1970 (02/09) (EF09HI20) Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar.
Aula 25- Guerra fria: confrontos de dois modelos políticos - AULA 02 (04/09) (EF09HI28) Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.
Aula 26- Guerra Fria: Confronto de dois modelos políticos (09/09) (EF09HI28) Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.
Aula 27- Guerra fria: confrontos de dois modelos políticos (16/09) (EF09HI28) Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.
Aula 28 - A ditadura civil-militar e os processos de resistência contra a violação dos Direitos Humanos - Revisão (23/09) (EF09HI19) Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas a memória e a justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.
Aula 29 - Modernização, Ditadura civil-militar e redemocratização (25/09) (EF09HI20) Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar. (EF09HI21) Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.
Aula 30 - Modernização, Ditadura civil-militar e redemocratização (30/09) (EF09HI22) Discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período ditatorial até a Constituição de 1988. (EF09HI23) Identificar direito civis, políticos e sociais expressos na Constituição de 1988 e relacioná-los à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas formas de preconceito, como o racismo.
Aula 31 - Guerra Fria: confronto de dois mundos e seus desdobramentos na América, na Europa e na Ásia (07/10) (EF09HI28) Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.
Aula 32 - O mundo em conflitos: Imperialismo e concorrência comercial (14/10) (EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais, os conflitos vivenciados na Europa e as relações de poder entre as nações.
Aula 33 - Os processos históricos que levaram o Brasil a Proclamação da República (21/10) (EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
Aula 34 - Guerra Fria: Confronto entre dois mundos e seus desdobramentos na América, na Europa e na Ásia (28/10) (EF09HI28) Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.
Aula 35 - O Processo de urbanização no Brasil: Um olhar para SP e RJ (04/11) (EF09HI05) Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
Aula 36 - Crises do sistema capitalista, totalitarismos e conflitos mundiais (06/11) (EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais, os conflitos vivenciados na Europa e as relações de poder entre as nações.
Aula 37 - As experiências ditatoriais na América Latina: Parte I (11/11) (EF09HI29 e EF09HI30) Descrever, analisar e comparar as experiências ditatoriais na América Latina, seus procedimentos (econômicos, sociais, de censura e repressão) e vínculos com o poder, em nível nacional e internacional e a atuação de movimentos de contestação às ditaduras.
Aula 38 - Experiências ditatoriais na América latina: Parte II (18/11) (EF09HI29 e EF09HI30) Descrever, analisar e comparar as experiências ditatoriais na América Latina, seus procedimentos (econômicos, sociais, de censura e repressão) e vínculos com o poder, em nível nacional e internacional e a atuação de movimentos de contestação às ditaduras.
Aula 39 - Experiências ditatoriais na América latina: Parte III (25/11) (EF09HI29 e EF09HI30) Descrever, analisar e comparar as experiências ditatoriais na América Latina, seus procedimentos (econômicos, sociais, de censura e repressão) e vínculos com o poder, em nível nacional e internacional e a atuação de movimentos de contestação às ditaduras.
Aula 40 - Movimentos de resistência aos regimes militares na América Latina (27/11) (EF09HI29 e EF09HI30) Descrever, analisar e comparar as experiências ditatoriais na América Latina, seus procedimentos (econômicos, sociais, de censura e repressão) e vínculos com o poder, em nível nacional e internacional e a atuação de movimentos de contestação às ditaduras.
Aula 41 - Política externa e movimentos sociais (02/12) (EF09HI05) Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
Aula 42 - Processos de descolonização da África e da Asia (16/12) (EF09HI31) Descrever e avaliar os processos de descolonização na África e na Ásia, identificando o papel dos principais movimentos nacionalistas nas lutas de independência.
Aula 43 - A dissolução da URSS 1991 (18/12) (EF09HI33) Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.