Aula 01 - O Iluminismo (27/04) (EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
Aula 02 - A Revolução Francesa e seus desdobramentos (06/05) (EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
Aula 03 - A Revolução Francesa e suas reverberações na América (13/05) (EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
Aula 04 - As independências americanas (20/05) EF08HI06) Aplicar os conceitos de Estado, Nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões no contexto das independências americanas.
Aula 05 - Revolução industrial (22/05) (EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial nas relações de trabalho na produção e circulação de povos produtos e culturas.
Aula 06 - A formação do Pensamento Iluminista e as suas consequências (27/05) (EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo. (EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
Aula 07 - Os processos de independência nas Américas (17/06) (EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822, e seus desdobramentos para a História política brasileira.
Aula 08 - Os processos de independência nas Américas (24/06) (EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822, e seus desdobramentos para a História política brasileira.
Aula 09 - Processos de independência nas Américas: Parte II (26/06) (EF08HI11) Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
Aula 10 - Processos de independência nas Américas (01/07) (EF08HI11) Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
Aula 11 - Independência do Brasil (08/07) (EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
Aula 12 - Resistências indígenas e africanas nas Américas (15/07) (EF08HI14) Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial identificando permanências na forma de preconceitos estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.
Aula 13 - Libertadores da América colonial (17/07) (EF08HI11) Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
Aula 14 - Independência do Brasil (22/07) (EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
Aula 15 - Independência das Américas (29/07) (EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
Aula 16 - Brasil: 1° Reinado: Aula I (05/08) EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder Centralizado, durante o período regencial do Brasil.
Aula 17 - 1° Reinado: Aula II (07/08) (EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder Centralizado, durante o período regencial do Brasil.
Aula 18 - Brasil - 2° Reinado: Aula I (12/08) (EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder Centralizado, durante o período regencial do Brasil.
Aula 19 - Brasil: Movimentos de contestação ao poder (19/08) (EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder Centralizado, durante o período regencial do Brasil.
Aula 20 - Brasil: Guerra do Paraguai (02/09) (EF08HI18) Identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na guerra do Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito, além de suas implicações políticas e econômicas nos países envolvidos.
Aula 21 - 2° Reinado: Aula II (04/09) (EF08HI28) Identificar as características das revoltas negras no Brasil do século XIX, principalmente a Revolta dos Malês, e analisar os seus impactos na ordem escravocrata então vigente.
Aula 22 - Brasil: Leis Abolicionistas (09/09) (EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política social e regional nas rebeliões nos movimentos contestatórios ao poder Centralizado, durante o período regencial do Brasil.
Aula 23 - 2° Reinado: Revisão (16/09) (EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política social e regional nas rebeliões nos movimentos contestatórios ao poder Centralizado, durante o período regencial do Brasil.
Aula 24 - Revoltas Regenciais (23/09) (EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política social e regional nas rebeliões nos movimentos contestatórios ao poder Centralizado, durante o período regencial do Brasil.
Aula 25 - A Revolução Farroupilha (25/09) (EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política social e regional nas rebeliões nos movimentos contestatórios ao poder Centralizado, durante o período regencial do Brasil.
Aula 26 - Imigração europeia no Brasil séc. XIX (30/09) (EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política social e regional nas rebeliões nos movimentos contestatórios ao poder Centralizado, durante o período regencial do Brasil.
Aula 27 - Brasil: Movimento abolicionista (07/10) (EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política social e regional nas rebeliões nos movimentos contestatórios ao poder Centralizado, durante o período regencial do Brasil.
Aula 28 - Brasil: Revoltas regenciais (14/10) (EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política social e regional nas rebeliões nos movimentos contestatórios ao poder Centralizado, durante o período regencial do Brasil.
Aula 29 -Retomada: Iluminismo e liberalismo (21/10) (EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
Aula 30 - Influências da Revolução Francesa nas Américas (28/10) (EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
Aula 31 -Retomada: Processo de Independência da América Latina (04/11) (EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
Aula 32 -Resistências Indígenas e Africanas nas Américas (06/11) (EF08HI14) Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial identificando permanências na forma de preconceitos estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.
Aula 33 -Retomada Brasil: Movimentos de contestação ao poder (11/11) (EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder Centralizado, durante o período regencial do Brasil.
Aula 34 -Retomada: Leis Abolicionistas (18/11) (EF08HI19B) Identificar as propostas presentes nas leis Eusébio de Queiroz, Ventre Livre Sexagenário é Áurea, bem como analisar os seus impactos na sociedade brasileira do período imperial.
Aula 35 -Retomada: Leis Abolicionistas (25/11) (EF08HI19B) Identificar as propostas presentes nas leis Eusébio de Queiroz, Ventre Livre Sexagenário é Áurea, bem como analisar os seus impactos na sociedade brasileira do período imperial.
Aula 36 -Estados Unidos da América século XIX (27/11) (EF08HI25) Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e América Latina no século XIX.
Aula 37 -O Século XIX: Discursos civilizatórios e assimilação indígena (16/12) (EF08HI21) Identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império.
Aula 38 -Neocolonialismo do século XIX (18/12) (EF08HI26) Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.