AULA 01 - O significado de "modernidade" e as características do Humanismo e do Renascimento (28/04) (EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia. (EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos, analisar seus significados, relacionando-os ao processo da expansão marítima.
AULA 02 - As Grandes Navegações ou Expansão Marítima e Comercial Europeia (05/05) (EF07HI06) Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI, especialmente em relação aos avanços científicos, às novas rotas, às relações comerciais e interações culturais até então estabelecidas. (EF07HI02) Identificar conexões, interações e consequências do contato entre as sociedades do chamado Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
AULA 03 - Humanismos e Renascimentos (06/05) (EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos, analisar seus significados, relacionando-os ao processo da expansão marítima.
AULA 04 - O Renascimento e o Expansionismo Marítimo (13/05) (EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos, analisar seus significados, relacionando-os ao processo da expansão marítima.
AULA 05 - Formação e centralização política na Europa Medieval (XIV e XV) (20/05) (EF07HI07) Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias europeias, bem como as principais características dessas monarquias com vistas à compreensão das razões da centralização política.
AULA 06 - As Reformas Religiosas e os processos culturais e sociais (22/05) (EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
AULA 07 - Formação dos Estados Nacionais e Mercantilismo (27/05) (EF07HI07) Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias europeias, bem como as principais características dessas monarquias com vistas à compreensão das razões da centralização política.
AULA 08 - Saberes e técnicas das sociedades africanas e americanas (10/06) (EF07HI14) Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades Americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
AULA 09 - Saberes e práticas das navegações no Atlântico, Índico e Pacífico (17/06) (EF07HI02) Identificar conexões, interações e consequências do contato entre as sociedades do chamado Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
AULA 10 - As relações de poder a partir das conquistas da Europa (24/06) (EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as principais formas de resistência.
AULA 11 - Efeitos da conquista da América e a resistência dos povos nativos (26/06) (EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as principais formas de resistência.
AULA 12 - Saberes, técnicas e organização das sociedades africanas e americanas (01/07) (EF07HI02) Identificar conexões, interações e consequências do contato entre as sociedades do chamado Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. (EF07HI03) Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas, antes da chegada dos europeus, Com destaque para as formas de organização social para o desenvolvimento de saberes e técnicas, valorizando a diversidade dos patrimônios etnoculturais e artísticos dessas sociedades
AULA 13 - Relação e poder, resistência na América Latina e colonização Europeia (08/07) (EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da Conquista europeia da América para as populações ameríndias identificando as principais formas de resistência.
AULA 14 - Relações de poder e organização política do território (15/07) (EF07HI08) Descrever as formas de organização das sociedades Americanas no tempo da Conquista dos territórios. (EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da Conquista europeia da América para as populações ameríndias identificando as principais formas de resistência.
AULA 15 - Relações de poder, contato e interações entre Europa, Ásia e América (17/07) (EF07HI02) Identificar conexões, interações e consequências do contato entre as sociedades do chamado Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
AULA 16 - A colonização na América Espanhola na obra de Diego Rivera (22/07) (EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da Conquista europeia da América para as populações ameríndias identificando as principais formas de resistência.
AULA 17 - Saberes, técnicas e dinâmicas das sociedades Africanas e Americanas (29/07) (EF07HI03) Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e Americanas antes da chegada dos europeus.
AULA 18 - A diversidade étnico-racial na América portuguesa (05/08) (EF07HI18) Comparar a dinâmica econômica nas colônias portuguesa e espanhola na América.
AULA 19 - Diversidade étnico - Racial no Brasil: Parte II (07/08) (EF07HI18) Comparar a dinâmica econômica nas colônias portuguesa e espanhola na América.
AULA 20 - América: Sua cultura e economia (12/08) (EF07HI18) Comparar a dinâmica econômica nas colônias portuguesa e espanhola na América.
AULA 21 - História América: Sua cultura material e economia (02/09) (EF07HI18) Comparar a dinâmica econômica nas colônias portuguesa e espanhola na América.
AULA 22 - As lógicas mercantis e o domínio europeu sobre os mares e o contraponto oriental - Parte I (04/09) (EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis ao domínio no mundo atlântico.
AULA 23 - As lógicas mercantis e o domínio europeu sobre os mares e o contraponto oriental (09/09) (EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo Atlântico.
AULA 24 - As lógicas mercantis e o domínio europeu sobre os mares e o contraponto oriental (16/09) (EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis ao domínio no mundo atlântico.
AULA 25 - A diversidade étnico-racial na América portuguesa (23/09) (EFO7HI12) Analisar e considerar as diversidade étnicos-racial, étnico-cultural indígena, africana e europeia, assim como os interesses políticos e econômicos.
AULA 26 - A diversidade étnico-racial na América portuguesa (25/09) (EFO7HI18) Comparar a dinâmica econômica nas colônias portuguesa e espanhola na América.
AULA 27 - América: sua cultura material e economia (30/09) (EFO7HI10) Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial, comparando informações, argumentos e pontos de vista explicitados nos diferentes tipos de fonte.
AULA 28 - As lógicas mercantis e o domínio europeu sobre os mares e o contraponto oriental (07/10)(EF07HI13) caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo Atlântico.
AULA 29 - A construção da modernidade e o encontro de diferentes realidades (14/10) (EF07HI02) Identificar conexões, interações e consequências do contato entre as sociedades do chamado Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. (EF07HI03) Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e Americanas antes da chegada dos europeus.
AULA 30 - Modernidade: O contexto Humanista do séc. XV e XVI (21/10) (EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos, analisar seus significados, relacionando-os ao processo da expansão marítima.
AULA 31 - Entre o moderno e o antigo: Modernidade europeia, africana e americana (28/10) (EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
AULA 32 - As navegações (XV – XVI) contatos, interações e consequências (04/11) (EF07HI02) Identificar conexões, interações e consequências do contato entre as sociedades do chamado Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
AULA 33 - Transição do mercantilismo ao capitalismo (06/11) (EF07HI17) Discutir as razões da passagem do Mercantilismo para o Capitalismo.
AULA 34 - Escravidão e servidão: Diferenças entre a escravidão moderna e antiga (11/11) (EF07HI15) Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
AULA 35 - Escravidão: Diferenças entre escravidão moderna e antiga: Parte II (18/11) (EF07HI15) Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval; (EF07HI16) Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.
AULA 36 - Dinâmicas e mecanismos do fluxo de pessoas escravizadas no oceano Atlântico (25/11) (EF07HI16) Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.
AULA 37 - Vida e resistência dos escravizados na América Latina: Parte I (27/11) (EF07HI19*) Analisar as condições das pessoas escravizadas e identificar as formas de resistência à escravidão na América portuguesa.
AULA 38 - América Portuguesa: Território e economia do açúcar e ouro (02/12) (EF07HI11) Analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas histórico.
AULA 39 - Vida e resistência dos escravizados na América Latina: Parte II (16/12) (EF07HI19*) Analisar as condições das pessoas escravizadas e identificar as formas de resistência à escravidão na América portuguesa.
AULA 40 - Vida e resistência dos escravizados na América Latina: Parte III (18/12) (EF07HI19*) Analisar as condições das pessoas escravizadas e identificar as formas de resistência à escravidão na América portuguesa.