O trabalho desenvolvido consistiu na elaboração de um painel temático com o objetivo de valorizar os povos originários com informações sobre arte e cultura indígenas. Em parceria com a professora de língua portuguesa, os alunos pintaram grafismos indígenas sensibilizando-os para a beleza da cultura dos povos originários.
1. Justificativa:
O Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, é uma data que convida à reflexão e à valorização das culturas dos povos originários do Brasil. Reconhecer, respeitar e divulgar suas tradições é essencial para promover uma educação antirracista e multicultural. Este projeto visa despertar o respeito às expressões culturais indígenas, por meio da arte e da leitura, promovendo a integração de saberes no espaço escolar.
2. Objetivos:
Reconhecer e valorizar a diversidade cultural dos povos indígenas brasileiros.
Estimular a expressão artística por meio do estudo e produção de grafismos indígenas.
Integrar a leitura e a arte na formação cidadã dos alunos.
Produzir um mural coletivo que represente o respeito e admiração pela cultura indígena.
Incentivar o protagonismo estudantil e o trabalho coletivo.
3. Público-alvo:
Alunos do Ensino Fundamental II
4. Metodologia:
Etapa 1: Sensibilização e estudo
Apresentação de vídeos, livros e rodas de conversa sobre a cultura dos povos originários.
Foco nos grafismos indígenas: seus significados, técnicas e relação com a identidade cultural.
Discussão sobre o respeito às culturas indígenas e combate aos estereótipos.
Etapa 2: Produção artística
Oficinas de pintura com inspiração nos grafismos indígenas.
Os trabalhos são organizados e expostos em um mural coletivo na sala de leitura com aa apresentação de literatura produzida por autores indígenas.
Etapa 3: Painel literário e cultural
O professor articulador da sala de leitura prepara um painel temático com:
Informações sobre a cultura indígena
Fotografias e imagens que representam a cultura indígena
Frases de valorização e respeito aos povos originários.
Sugestões de leitura e curiosidades sobre diferentes etnias.
Etapa 4: Socialização
Apresentação do mural e do painel para toda a comunidade escolar.
Possibilidade de gravação de vídeos com os alunos explicando o que aprenderam e a importância do respeito às culturas indígenas.
Divulgação nas redes sociais da escola.
5. Recursos necessários:
Papel kraft, tintas, pincéis, canetões e outros materiais para pintura.
Impressões de textos para o painel.
Livros e recursos da sala de leitura.
Apoio da equipe pedagógica e professores.
6. Avaliação:
Participação dos alunos nas discussões e produções artísticas.
Compreensão dos valores culturais dos povos indígenas.
Qualidade visual e expressiva do mural e do painel.
Envolvimento da comunidade escolar.
7. Resultados esperados:
Fortalecimento da consciência cultural e do respeito à diversidade.
Ampliação do repertório artístico e literário dos alunos.
Produção de um ambiente escolar mais inclusivo, informativo e acolhedor.