1. Assinale a alternativa que contém o correto significado da palavra "Pólis" no contexto da Grécia Antiga.
a) Área rural na Grécia antiga
b) Cidade-Estado grega
c) Província grega antiga
d) Nome dado aos estrangeiros na Grécia Antiga
2. Quais as três instituições que eram comuns as pólis gregas?
a) Magistratura, Senado, Assembleia
b) Câmara dos deputados, Senado, Presidência da República
c) Magistratura, Câmara dos deputados, Assembleia
d) Prefeitura, Senado, Assembleia
3. LEIA ATENTAMENTE O TEXTO:
"As cidades gregas compunham-se de duas partes, a (1)khora e outra urbana, separadas por uma muralha destinada à proteção contra ataques de outras cidades. No interior das muralhas, havia também outras duas partes: a (2)acrópole e a (3)asty, onde ficava o mercado e a (4)ágora, geralmente às margens de um rio ou ribeirão, localizava-se o mercado, para o qual convergiam não apenas os habitantes que viviam dentro da muralha, mas também artesãos e camponeses que pretendiam vender e comprar produtos. Na acrópole estavam os templos e os tesouros da cidade, no lugar mais próximo do céu e mais protegido dos ataques". (Apostila do Aluno - adaptado)
O significado dos itens numerados no texto são:
a) 1-área rural; 2-parte alta da cidade; 3-parte baixa da cidade; 4-praça
b) 1-praça; 2-área rural; 3-parte alta da cidade; 4-parte baixa da cidade
c) 1-parte baixa da cidade; 2-praça; 3-área rural; 4-parte alta da cidade
d) 1-parte alta da cidade; 2-parte baixa da cidade; 3-praça; 4-área rural
4. A religião grega caracterizava-se pelo politeísmo. Entre as alternativas abaixo, assinale o significado de politeísmo na religião grega.
a) Crença em um só deus.
b) Crença em vários deuses que se assemelhavam aos seres humanos e, como eles, tinham virtudes e defeitos
c) Crença em seres imortais.
d) Crença somente nos deuses ligados à natureza
5. As cidades-estados gregas possuíam diversos traços em comum, porque pertenciam a uma mesma comunidade cultural. Assinale a alternativa que apresenta a característica que NÃO era comum às várias cidades-estados ( pólis) gregas.
a) Politeísmo.
b) Língua.
c) Costumes.
d) Organização política.
6. Assinale a alternativa que corresponde ao nome do deus grego que recebia homenagens durante os Jogos Olímpicos realizados na Grécia Antiga.
a) Apolo.
b) Zeus.
c) Ares.
d) Hermes.
7. São fontes indispensáveis para o conhecimento dos primeiros tempos daquilo que viria a se constituir na civilização grega os poemas "Ilíada" e "Odisseia", atribuídos a Homero. Seus versos tratam, sobretudo, de episódios e consequências relacionadas com a seguinte alternativa:
a) o domínio do fogo ofertado aos homens por Prometeu;
b) a longa guerra contra a cidade de Tróia;
c) a implantação da democracia em Atenas;
d) os combates e batalhas da Guerra do Peloponeso.
8. Os gregos acreditavam em vários deuses. Entre eles, estavam os deuses Poseidon e Atena que eram, respectivamente:
a) Dos mares e da sabedoria;
b) Da guerra e dos mares;
c) Do mundo inferior e da bebida
d) Dos mortos e da beleza.
9. Comparando-se a educação ateniense com a espartana, conclui-se que:
a) Os atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos, o militarismo.
b) As relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.
c) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.
d) O desenvolvimento intelectual ateniense permitiu a instituição da democracia e o fim da escravidão.
GABARITO
B
A
A
B
D
B
B
A
A