1. Sobre o papel do rio Nilo na estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que:
a) permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade político e o domínio simbólico dos faraós
b) sua maior importância era servir de meio de transporte para as tropas que garantiam a supremacia militar dos egípcios em toda a África.
c) suas cheias significavam um momento de instabilidade política e econômica, uma vez que destruíam as colheitas e provocavam fome generalizada.
d) a capacidade e o volume de água não eram aproveitados pelos egípcios, que se limitavam nas vazantes a esperar a próxima cheia.
2. Os Estados Teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram, acumulando características comuns e peculiaridades culturais. Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano porque
a) se opunham ao politeísmo dominante na época.
b) os seus deuses, sempre prontos para castigar os pecadores, desencadearam o dilúvio.
c) depois da morte a alma podia voltar ao corpo mumificado.
d) construíram túmulos, em forma de pirâmides truncadas, erigidos para a eternidade.
e) os camponeses constituíam categoria social inferior.
3. Em relação à religião no antigo Egito, pode-se afirmar que:
a) a religião dominava todos os aspectos da vida pública e privada do antigo Egito. Cerimônias eram realizadas pelos sacerdotes a cada ano, para garantir a chegada da inundação e, dessa forma, boas colheitas, que eram agradecidas pelo rei em solenidades às divindades.
b) a religião no antigo Egito, como nos demais povos da Antiguidade, não tinha grande influência, já que estes povos, para sobreviverem, tiveram que desenvolver uma enorme disciplina no trabalho e viviam em constantes guerras.
c) a religião tinha apenas influência na vida da família dos reis, que a usava como forma de manter o povo submetido a sua autoridade.
d) o período conhecido como antigo Egito constitui o único em que a religião foi quase inteiramente esquecida, e o rei como também o povo dedicaram-se muito mais a seguir a tradição dos seus antepassados, considerados os únicos povos ateus da Antiguidade.
e) a religião do povo no antigo Egito era bastante distinta da do rei, em razão do caráter supersticioso que as camadas mais pobres das sociedades antigas tinham, sobretudo por não terem acesso à escola e a outros saberes só permitidos à família real.
4. Examine estas imagens produzidas no antigo Egito:
As imagens revelam
a) o caráter familiar do cultivo agrícola no Oriente Próximo, dada a escassez de mão de obra e a proibição, no antigo Egito, do trabalho compulsório.
b) a inexistência de qualquer conhecimento tecnológico que permitisse o aprimoramento da produção de alimentos, o que provocava longas temporadas de fome.
c) o prevalecimento da agricultura como única atividade econômica, dada a impossibilidade de caça ou pesca nas regiões ocupadas pelo antigo Egito.
d) a dificuldade de acesso à água em todo o Egito, o que limitava as atividades de plantio e inviabilizava a criação de gado de maior porte.
e) a importância das atividades agrícolas no antigo Egito, que ocupavam os trabalhadores durante aproximadamente metade do ano.
5. Sobre a organização política do Egito Antigo é correto afirmar que:
a) o faraó ocupava o topo da hierarquia social e seu governo era compartilhado com sacerdotes e nobres.
b) o faraó ocupava o topo da hierarquia social e seu sistema de governo era o laico.
c) os escribas ocupavam o topo da hierarquia social e seu governo era compartilhado com sacerdotes e nobres.
d) o faraó ocupava o topo da hierarquia social e o seu sistema de governo era o teocrático.
e) os escribas ocupavam o topo da hierarquia social e seu sistema de governo era o laico.
6. Os egípcios escreviam sobre diversas superfícies, mas uma, em especial, era a mais usada pelos escribas. Essa espécie de papel era produzida à base de fibras do caule de uma planta muito comum às margens do Rio Nilo. Assinale a resposta que corresponde ao nome dessa planta.
a) Lótus.
b) Papiro.
c) Bambu.
d) Tamareira.
7. A civilização egípcia se desenvolveu em uma estreita faixa de terra situada no nordeste do continente africano, às margens do Rio Nilo. Esse rio percorre um longo trajeto, do sul para o norte, e deságua em uma embocadura (delta) que se abre para o mar:
a) Vermelho.
b) Negro.
c) Egeu.
d) Mediterrâneo.
8. Leia atentamente o texto e responda:
Nilo: o rio divino
“Adoração do Nilo!
Salve, tu, Nilo!
E vens dar a vida ao Egito!
Ao irrigar os prados criados por Rá,
Tu fazes viver todo o gado,
Tu – inesgotável – que dás de beber à terra!
Senhor dos peixes, durante a inundação,
Nenhum pássaro pousa nas colheitas.
Tu crias o trigo, fazes nascer o grão,
Garantindo a prosperidade aos templos.
Se paras a tua tarefa e o teu trabalho
Tudo o que existe cai em inquietação.”
Hino com o qual os egípcios festejavam, anualmente, o início das cheias (1800 a.C.). In: Coletânea de documentos históricos para o primeiro grau: 5a à 8a séries. São Paulo: SEE/CENP, 1980. p. 55.
De acordo com as informações do texto, é possível afirmar que:
a) os egípcios atribuíam mais importância ao trabalho dos camponeses do que às cheias do Nilo.
b) as águas do Rio Nilo não eram importantes para o cultivo do trigo e a criação do gado.
c) o Rio Nilo era um dos elementos da natureza adorados pelos egípcios.
d) as cheias do Nilo eram manifestações da vontade de todos os deuses egípcios.
9. “Em todo o mundo, ninguém obtém os frutos da terra com tão pouco trabalho. Não se cansam de sulcar a terra com arado e enxada, nem têm nenhum dos trabalhos que todos os homens têm para garantir as colheitas. O rio sobe, irriga os campos e, depois de os ter irrigado, torna a baixar. Então, cada um semeia o seu campo e nele introduz os porcos para que as sementes penetrem na terra; depois, só têm de aguardar o período da colheita. Os porcos também lhe servem para debulhar o trigo, que é depois transportado para o celeiro.”
HERÓDOTO. Histórias. In: DONADONI, Sérgio (Org.). O homem egípcio. Lisboa: Editorial Presença, 1994. p. 17-18.
Segundo o texto acima:
a) Os camponeses têm muito trabalho para “obter os frutos da terra”.
b) Heródoto ficou impressionado pela forma com que se os egípcios conseguem bons resultados na colheita com pouco esforço.
c) O período de plantio, segundo o texto, é durante a cheia do Nilo.
d) Heródoto enfatiza no texto o trabalho dos camponeses dando pouca importância para a função exercida pelo Nilo na agricultura egípcia.
GABARITO
A
C
A
E
D
B
D
C
B