1. ‘’ As redes sociais digitais se tornaram espaços que, em meio a avalanche de publicações dos usuários, a exibição do consumismo se destaca. A viagem perfeita, a nova roupa, o carro ou telefone, o final de semana com os amigos (...) são mensagens que fortalecem a ideia de consumo desenfreado como ideal de felicidade. Todavia, não é mais a ficção a referência de tal discurso, como nos filmes, novelas e publicidade, mas são pessoas reais, podendo causar mais marginalização, frustração e depressão a quem está excluído deste modelo. Reforça ainda mais a ideia não só do consumismo, mas também de que todos que tem a obrigação de ser felizes sempre‘’.
(COSTA FILHO, Ismar Capistrano. Felicidade, consumo e internet. Observatório da Imprensa, 18 de fev. de 2014)
Com base no texto é correto afirmar que:
a) Segundo o autor, a sociedade moderna tem seus padrões de consumo determinados pelo discurso ficcional da indústria cultural que é determinante na definição do consumismo como valor na busca da felicidade.
b) O autor afirma que, atualmente, são as redes sociais as definidoras dos novos padrões de consumo substituindo o papel ficcional que antes era executado por produtos culturais midiáticos.
c) O autor destaca que as publicações de milhares de usuários ficcionais nas redes sociais, com destaque ao consumismo, fortalecem a ideia de consumo como caminho para a felicidade.
d) O autor afirma que, a obrigação de ser feliz sempre, imagem referência dos discursos ficcionais, é o resultado provocado pela consumismo desenfreado afirmado como valor no mundo pós-moderno.
e) A imagem passada pelas redes sociais asseguram que todos tem a obrigação de ser feliz sendo, este modelo, o grande responsável pelo otimismo com que todos encaram a busca da felicidade pelo consumo.
GABARITO
B