Qual filósofo francês é conhecido por sua teoria sobre a “duração” como uma forma de entender o tempo na história?
a) René Descartes
b) Voltaire
c) Henri Bergson
d) Jean-Paul Sartre
e) Michel Foucault
Qual é a diferença entre tempo cronológico e tempo histórico?
a) O tempo cronológico é medido em anos, enquanto o tempo histórico é medido em décadas.
b) O tempo cronológico é linear e quantitativo, enquanto o tempo histórico é qualitativo e baseado na experiência humana.
c) O tempo cronológico é baseado na experiência humana, enquanto o tempo histórico é linear e quantitativo.
d) Não há diferença entre tempo cronológico e tempo histórico.
e) O tempo cronológico é medido em séculos, enquanto o tempo histórico é medido em eras.
O que é anacronismo na história?
a) É a interpretação do passado com base nos valores e conhecimentos do presente.
b) É a interpretação do presente com base nos valores e conhecimentos do passado.
c) É a interpretação do futuro com base nos valores e conhecimentos do presente.
d) É a interpretação do passado com base nos valores e conhecimentos do futuro.
e) É a interpretação do futuro com base nos valores e conhecimentos do passado.
O que é a teoria do tempo cíclico na história?
a) É a ideia de que a história se repete em um ciclo contínuo.
b) É a ideia de que a história é linear e avança em uma direção constante.
c) É a ideia de que a história é imprevisível e não segue um padrão.
d) É a ideia de que a história é determinada por eventos aleatórios.
e) É a ideia de que a história é determinada por um conjunto fixo de leis.
Observe o texto a seguir e identifique a alternativa que o completa corretamente o texto fornecendo o sentido adequado aos estudos realizados.
A palavra “tempo”
Quando pensamos na palavra “tempo”, observamos que ela pode ter vários significados. Um deles é sinônimo de “___________”, é o tempo quando associado à chuva, aos ventos e a outras condições atmosféricas em certo local e em determinado momento. Outro significado pode ser o de “__________________”, marcado em segundos, minutos, horas, meses e anos. Há ainda o “_______________________”, que nos ajuda a perceber as permanências e mudanças, e as diferenças e semelhanças no modo de viver dos indivíduos e dos grupos sociais ao longo de muitos anos, séculos ou milênios.
a) Tempo Cronológico; Clima; Tempo Histórico
b) Tempo Histórico; Tempo Cronológico; Clima
c) Clima; Tempo Histórico; Tempo Cronológico
d) Clima; Tempo Cronológico; Tempo Histórico
Leia atentamente a seguinte frase:
“Os dias podem ser iguais para um relógio, mas não para um homem” (Marcel Proust)
De acordo com as discussões realizadas em sala de aula, assinale a alternativa correta.
a) O autor defende a ideia de que todos os relógios são iguais, no entanto, por ação do homem eles podem ser adiantados ou atrasados.
b) Marcel Proust, ao realizar tal afirmação defende a ideia de que o homem pode produzir relógios com diferentes marcações de horas
c) O autor defende a ideia de que, independente das marcações realizadas pelo relógio, o homem tem diferentes percepções sobre a passagem do tempo.
d) Proust afirma com essa frase que determinados dias são menores/maiores do que outros.
Leia atentamente o texto abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.
Tempo: duração e medição
Durante muitos séculos e ainda hoje, principalmente na zona rural, milhares de pessoas no mundo inteiro regulam suas vidas pelos ciclos ou fenômenos da natureza. Observando os movimentos do Sol, da Lua e das estrelas ou ainda o comportamento dos animais, as pessoas buscam saber quando vai chover e qual a melhor época para o plantio e a colheita. Foi por meio da investigação da natureza que a agricultura se desenvolveu. O homem passou a observar a ocorrência do solstício, e, com isto, diferenciar as estações do ano. O solstício ocorre quando o movimento aparente do Sol atinge o maior grau de afastamento do Equador. É um fenômeno que acontece duas vezes ao ano e marca o início do verão, quando o dia tem sua maior duração, e o início do inverno, quando o dia tem sua menor duração, e incide simultaneamente e de maneira inversa nos Hemisférios Sul e Norte.
a) A observação da natureza não exerce influência sobre a vida das pessoas atualmente.
b) Com a observação do solstício, o homem conseguiu diferenciar as estações do ano.
c) O solstício ocorre duas vezes no ano e marca o inicio do verão e do inverno.
d) O solstício ocorre simultaneamente no hemisfério Sul e Norte e marca a chegada das estações de inverno e verão.
Atualmente, há diferentes tipos de calendário. O ano 1 do calendário judaico, por exemplo, inicia-se no que os judeus acreditavam ser o sexto dia da criação do mundo. Para sabermos o ano do calendário judaico que corresponde ao calendário cristão somamos 3761 ao ano do calendário cristão. Por exemplo, para sabermos a que ano judaico correspondeu o ano 2000 somamos 3761: o resultado será 5761. Segundo a explicação dada, em qual ano do calendário judaico estaremos no ano de 2030?
a)1741
b) 5791
c) 3761
d) Nenhuma das alternativas anteriores
O século corresponde a um período de cem anos. O século I começou no ano 1 e terminou no ano 100. O século II começou no ano 101 e terminou no ano 200. Em qual ano TERMINOU o século X?
a) 10000
b) 1000
c) 901
d) 1001
Observe os fatos a seguir:
___
ANO: 1455
PERSONAGEM: Johannes Gutemberg
FATO: Inventor da “Imprensa”
___
ANO: 1492
PERSONAGEM: Cristovão Colombo
FATO: “Descobriu” a América
___
ANO: 1500
PERSONAGEM: Pedro Alvares Cabral
FATO: “Descobriu” o Brasil
___
Os fatos acima listados fazem parte da História de qual século?
a) XV
b) XIV
c) XVI
d) XX
Assinale corretamente a alternativa que expressa o século em que estamos.
a) XIX
b) XX
c) XXI
d) XXII
10. Observe atentamente as imagens abaixo e assinale a alternativa correspondente ao nome de cada um dos instrumentos de medição do tempo:
a) A) Clepsidra; B) Gnomon; C) Ampulheta
b) A) Clepsidra; B) Ampulheta; C)Gnomon
c) A) Ampulheta; B) Gnomon; C) Clepsidra
d) A) Gnomon; B) Ampulheta; C) Clepsidra