1. O iluminismo surgiu na França, no século XVIII, e se caracterizava por procurar uma explicação racional para todas as coisas. É correto afirmar que
a) a filosofia iluminista preocupou-se com o estudo da natureza, por isso, acreditava-se em Deus e no poder da Igreja para chegar a Ele.
b) seus pensadores eram divididos em dois grupos: os filósofos e os economistas, sendo estes últimos defensores de uma economia totalmente supervisionada pelo Estado.
c) os déspotas esclarecidos, monarcas e ministros europeus adeptos de ideias iluministas, modernizaram seus Estados abandonando o poder absoluto.
d) para corrigir a desigualdade social era preciso modificar a sociedade, dando a todos liberdade de expressão e de culto, além de proteção contra a escravidão, a injustiça, a opressão e as guerras.
e) um de seus maiores pensadores foi Montesquieu, que escreveu o Contrato Social, no qual criticava a Igreja e defendia a liberdade dos homens.
2. O escritor e filósofo francês Voltaire, que viveu no século XVIII, é considerado um dos grandes pensadores do Iluminismo ou Século das Luzes. Ele afirma o seguinte sobre a importância de manter acesa a chama da razão:
“Vejo que hoje, neste século que é a aurora da razão, ainda renascem algumas cabeças da hidra do fanatismo. Parece que seu veneno é menos mortífero e que suas goelas são menos devoradoras. Mas o monstro ainda subsiste e todo aquele que buscar a verdade arriscar-se-á a ser perseguido. Deve-se permanecer ocioso nas trevas? Ou deve-se acender um archote onde a inveja e a calúnia reacenderão suas tochas? No que me tange, acredito que a verdade não deve mais se esconder diante dos monstros e que não devemos abster-nos do alimento com medo de sermos envenenados”.
Identifique a opção que melhor expressa esse pensamento de Voltaire.
a) Aquele que se pauta pela razão e pela verdade não é um sábio, pois corre um risco desnecessário.
b) A razão é impotente diante do fanatismo, pois esse sempre se impõe sobre os seres humanos.
c) Aquele que se orienta pela razão e pela verdade deve munir-se da coragem para enfrentar o obscurantismo e o fanatismo.
d) O fanatismo e o obscurantismo são coisas do passado e por isso a razão não precisa mais estar alerta.
e) A razão envenena o espírito humano com o fanatismo.
3. No período do Iluminismo, no século XVIII, o filósofo Montesquieu defendia:
a) divisão da riqueza nacional.
b) divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário.
c) divisão da política em nacional e internacional.
d) formação de um Poder Moderador no Congresso Nacional.
e) implantação da ditadura moderna.
4. As ideias reformistas de Voltaire e as ideias revolucionárias de Rousseau contestavam o tradicionalismo religioso e a desigualdade social em que se apoiava o Antigo Regime, no qual os principais beneficiados eram
a) monarquia, Igreja e nobreza.
b) Igreja, nobreza e burguesia.
c) monarquia, Igreja e campesinato.
d) burguesia, Igreja e monarquia.
e) campesinato, nobreza e burguesia.
5. “Se indagarmos em que consiste precisamente o maior bem de todos, que deve ser o fim de todo o sistema de legislação, achar-se-á que se reduz a estes dois objetivos principais: liberdade e igualdade. A liberdade, porque toda a dependência particular é outro tanto de força tirada ao corpo do Estado; a igualdade, porque a liberdade não pode existir sem ela. Já disse o que é a liberdade civil; a respeito da igualdade (...) que nenhum cidadão seja bastante opulento para poder comprar a outro, e nenhum tão paupérrimo para necessitar vender-se, o que supõe. Por parte dos grandes, moderação de bens e de crédito; dos pequenos, moderação de ânsia e cobiça. Mas os fins gerais de toda instituição devem modificar-se em cada país pelas circunstâncias que nascem, tanto da situação local, como a do caráter dos habitantes. E considerando estas circunstâncias, deve dar-se a cada povo um sistema de instituição, que seja o melhor, embora não por si, mas para o Estado a que se destina.”
ROUSSEAU, Jean-Jacques. O contrato social. São Paulo: Edições de Ouro, s.d. p. 87-8.
As ideias de Rousseau, contidas no texto, explicitam:
a) que o Homem, devido a sua natureza, não é capaz de conviver com a liberdade e a igualdade.
b) que é inevitável a luta de classes, típica do capitalismo.
c) que todo o poder deve almejar a liberdade e a igualdade entre todas as pessoas.
d) que a liberdade e a igualdade só são possíveis para uma única classe.
e) que liberdade e igualdade não são compatíveis.
6. Analise o seguinte comentário acerca da sociedade europeia, no século XVIII:
“Os filósofos se erigiram como preceptores do gênero humano. Liberdade de pensar, eis seu brado, e este brado se propagou de uma extremidade a outra do mundo.”
Denúncia do Advogado Séquier, em 1770. In DUPÂQUIER, J. e LACHIEUR, M. Les Temps Modernes. Paris: Bardas, 1970, p. 221.
De acordo com o seu conteúdo, é correto afirmar que:
a) os filósofos franceses apoiaram o absolutismo, a fim de garantir a difusão do saber.
b) a ideologia dos pensadores iluministas direcionava-se contra o absolutismo monárquico.
c) a implantação da República Francesa, na 1ª metade do século XVIII, resultou da aliança da burguesia com o clero.
d) a teoria do Direito Divino, fruto do iluminismo, consistia numa crítica à nobreza e aos desmandos da Igreja.
Teoria do darwinismo, consistia na ideia da liberdade de transformação política dos governos.
7. “Todos os homens foram criados iguais e são dotados de certos direitos inalienáveis, entre os quais estão a Vida, a Liberdade e a Busca da Felicidade.”
Jefferson. In: Aquino et al, p. 126.
A partir da leitura do fragmento, pode-se deduzir que os princípios filosóficos que nortearam a luta dos colonos norte-americanos por sua independência estavam fundamentados no
a) Absolutismo Monárquico, de Thomas Hobbes.
b) Socialismo Científico, de Karl Marx.
c) Liberalismo, de John Locke.
d) Fascismo, de Benito Mussolini.
e) Anarquismo, de Mikhail Bakunin.
8. Os iluministas acreditavam que a razão conduziria os seres humanos ao:
a) Progresso.
b) Enriquecimento financeiro.
c) Enfraquecimento científico.
d) Conhecimento religioso.
9. “Quando as pessoas têm poder, tendem a abusar dele, então é preciso evitar que o poder se concentre nas mãos de uma só pessoa”. Em qual livro Montesquieu defendeu a ideia apresentada?
a) O Espírito das Leis.
b) A força da Lei.
c) O lado oculto da Lei.
d) Entre a Lei e a Ordem.
10. Quais iluministas foram os responsáveis pela obra Enciclopédia de 1751?
a) Voltaire e Rousseau.
b) Montesquieu e Rousseau.
c) D'Alembert e Diderot.
d) D'Alembert e Voltaire.
11. O liberalismo econômico, proposto por Adam Smith, afirmava que a única fonte da riqueza é:
a) A terra.
b) O comércio.
c) O trabalho.
d) A sorte.
GABARITO
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